Cilindro de Roda

Cilindro de Roda

O cilindro de roda é o grande responsável por acionar os freios dos carros que possuam um sistema de freio a tambor. Ao receber a pressão hidráulica do cilindro mestre, o componente empurra as sapatas contra o tambor de freio, o que gera atrito entre as peças e faz com que a roda freie e pare o automóvel. O cilindro de roda, que também pode ser chamado de cilindro de freio, é uma peça pequena, porém super importante para a manutenção do sistema de freio. Sendo assim, ela precisa ser de qualidade para que dure o suficiente para oferecer segurança aos passageiros do veículo. Basicamente, o cilindro de roda aciona os freios quando o motorista faz a frenagem através dos pedais. Há modelos para a roda dianteira, mas também há o cilindro de roda traseira. 

 

Como identificar problemas no cilindro de roda?

É possível verificar diversos sinais que apontam problemas no cilindro de roda, podendo sinalizar a hora da troca ou de uma boa revisão. O primeiro sinal de problema é a baixa pressão exercida na roda, ou seja, quando é necessário forçar muito o pedal do freio para que o carro corresponda a frenagem, isso pode ser um aviso de que o cilindro está com problemas. É importante, também, observar se há ou houve vazamentos no cilindro, isso pode comprometer bastante todo o sistema de frenagem. O mais indicado é que seja feita uma revisão a cada 4 ou 5 meses, assim como notar se há ruídos estranhos, demora na resposta das frenagens ou freios borrachudos. Procure sempre peças de qualidade para fazer a troca. Lembre-se que a verificação deve ocorrer nos dois lados, pois se uma apresenta problemas, é muito provável que a outra também deverá ser trocada. 

 

Conheça também as peças do sistema de suspensão e outras peças de freio